segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Fundada em 1883, Basílica Nossa Senhora Auxiliadora guarda tesouro 5

Localizada no bairro de Santa Rosa, na Zona Sul de Niterói, Basílica Nossa Senhora Auxiliadora abriga o maior órgão de tubos da América Latina, considerado também um dos maiores do mundo. Foto: Júlio Silva
Igreja localizada em Santa Rosa, Zona Sul de Niterói , abriga o maior órgão de tubos da América Latina. Local é classificado como ponto de atração turística internacional
Sendo a congregação mais antiga dos Salesianos no Brasil e abrigando o maior órgão de tubos da América Latina e o quinto maior do mundo, a Basílica Nossa Senhora Auxiliadora, localizada em Santa Rosa, Niterói, é classificada pelo Guia Verde Michelin, especializado em Turismo, como um dos pontos de atração turística internacional.
A congregação foi iniciada em 1883 por Dom Bosco. Segundo a estudiosa da história da congregação e responsável pelo memorial da Basílica, localizado no Colégio Salesiano, Denise Campello, ela nasceu porque Dom Bosco em suas evangelizações em penitenciárias percebeu que grande parte dos presos estava ali apenas por falta de oportunidade e emprego, que por sua vez foi intensificada devido à revolução industrial, e resolveu então criar uma escola profissionalizante.
Foi assim que começou o Colégio Salesiano, em Santa Rosa. No ano seguinte, em 1884, foi construída a capela, atribuída a Nossa Senhora Auxiliadora. Os pobres tinham então a oportunidade de se profissionalizar e se manter e eram acompanhados espiritualmente pela igreja. Segundo Denise Campello grande parte dos móveis da congregação foi feita pelos alunos do colégio.
Mais tarde a modesta capela deu lugar à construção atual da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora. Projetada em um estilo que mistura o gótico com o árabe, pelo engenheiro salesiano Domingos Delpiano, a basílica teve sua pedra fundamental lançada em 1901. O título de Nossa Senhora Auxiliadora foi criado por São Pio V, quando da grande batalha de Lepanto, em 1571, na ocasião em que os turcos se preparavam para invadir Roma. São Pio V confiou a batalha a Nossa Senhora, e os cristãos saíram vitoriosos.
Em 1918, com a construção ainda em andamento, a nova igreja começou a funcionar e em 1920 os salesianos conseguiram a agregação do Santuário à Basílica Vaticana. Na porta da frente do Santuário há um bloco de mármore no qual estão as armas da Basílica Vaticana, inaugurado no dia 30 de maio.
A Basílica chama a atenção por sua fachada principal, composta por campanário único e central, com quatro sinos acionados eletronicamente, marca o eixo de simetria. Inaugurado em 1945 os sinos tocavam “Salve Regina”. A planta da basílica tem a forma de cruz latina, formada pela nave, a capela-mor e duas capelas laterais, que não foram construídas. O altar-mor também foi construído diferente da planta original. Ele seria feito em mármore de Carrara, mas não houve tempo de concluí-lo para o cinquentenário do Colégio e foi feito um altar provisório, que está até hoje.
Em 1950, a Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora foi elevada a Basílica e em comemoração foi promovido o Congresso de Nossa Senhora Auxiliadora e da Paz Social e adquirido o grande órgão.
Órgão – Um dos maiores do mundo, pegando quase toda a parte superior da igreja, o órgão foi construído pela firma italiana Tamborini e possui cinco teclados manuais e um pedaleiro de 32 notas e 134 registros, usando em suas ligações 55 quilômetros de fios. Foi inaugurado, solenemente, em 16 de abril de 1956, pelo maestro Ângelo Germani, organista da Basílica de São Pedro, em Roma, especialmente convidado.
São 11.130 tubos, desde o menor com 8 milímetros, ao maior com 12 metros de altura. O conjunto é comandado e controlado na consola (mesa de teclados), na qual estão, além dos cinco teclados e da pedaleira, 211 placas móveis que acionam os registros, os 51 “accoppiamenti” de oitava, os anuladores, os sinos, a harpa e os trêmulos. O organista tem ainda à disposição 90 pistõezinhos, 20 pedaletes e 4 pedais que servem para tornar fácil a manobra de todos os comandos. Todo o trabalho do organista é facilitado pelas indicações luminosas e pelos mostradores que ajudam a tocar esse instrumento, tornando-o mais maleável que os pequenos órgãos antigos. Em 1996, o órgão sofreu uma grande reforma executada pela firma Mascioni (Varese-Itália). Hoje, o Órgão Monumental abriga um moderno sistema digital.
O monumento a Nossa Senhora Auxiliadora, que fica localizado próximo à basílica, foi inaugurado em 1900, no Morro da Atalaia, com projeto do mesmo autor da basílica, e é composto de uma coluna em forma de torre com 27 metros de altura e uma estátua de seis metros da santa. Esculpida em madeira, veio de Munique, Alemanha, juntamente com as coroas do Menino Jesus e de Nossa Senhora. O acesso ao monumento é feito através de escadas que começam no Colégio Salesiano, mediante agendamento.
A basílica fica na Rua Santa Rosa, 207, em Santa Rosa. A visitação acontece diariamente das 6h30 às 11h e das 15h às 20h. Contato pelos telefones: 2715-3350 e 2715-3351.
Chance para saber mais
De acordo com Denise Campello, a maioria das pessoas se surpreende com a história da congregação.
“As pessoas não têm nem noção da história e de quão rica ela é. Eu trabalho aqui desde a década de 70, me aposentei, mas não consegui me afastar e trabalho como voluntária contanto a história da basílica”, disse.
A congregação está preparando uma exposição com a história e fotos da igreja para a jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho do ano quem.
“É realmente linda a basílica, a riqueza de detalhes e é mais linda ainda a história”, disse a frequentadora da basílica Ana Lúcia Moraes, dona de casa, de 42 anos.
A Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora é um patrimônio histórico tombado pela prefeitura municipal em 30 de dezembro de 1992. Nos anos de 1996 e 1997, a basílica foi reformada. Primeiramente, a parte externa foi pintada. Depois, já em 1997, o interior foi reformado.
A basílica possui 70 metros de comprimento por 30 metros de largura, na parte mais larga e capacidade de 600 pessoas sentadas. Possui ainda um altar de almas, no fundo do seu prédio, ao lado da entrada. Foram colocados ali os restos mortais das vítimas do desastre de trem acontecido perto de Juiz de Fora (Mariano Procópio), no dia 6 de novembro de 1895.
Ela não possui mais os símbolos Basilicais Tintinábulo e Umbela, que se perderam com o passar dos anos. Outra característica que encanta os frequentadores da basílica são os vitrais azuis, em dia de sol, que causam um efeito belíssimo em todo o presbitério.
Fonte; jornal o Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário