domingo, 27 de janeiro de 2013

Igreja no Brasil solidária com tragédia no RS, onde morreram 232 pessoas, a maioria jovens

2013-01-27 Rádio Vaticana
Santa Maria (RV) – O Presidente da CNBB, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, se une ao Arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Hélio Adelar Rupert, que manifestou na manhã deste domingo solidariedade às famílias das vítimas de um incêndio em uma casa noturna da cidade.
“Como Igreja de Santa Maria lastimamos este acidente e manifestamos a nossa solidariedade às famílias e a toda a sociedade. Não se perca a esperança: olhemos para Jesus Cristo, fonte da vida, o nosso Salvador. Oramos pelos falecidos e seus familiares e toda a sociedade que sofre esta tragédia”, afirmou dom Hélio.Também em nome da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, da coordenação da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 e do regional Leste I da CNBB, o Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, divulgou uma nota expressando dor e pesar pela tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria,no Rio Grande do Sul, onde perderam a vida 232 pessoas, a maioria jovens.
A nota diz que “em solidariedade ao acontecimento trágico, transformamos um evento para jovens programado para este domingo a tarde em momento de oração e sufrágio pelas almas dos jovens e outras pessoas falecidas, com caminhada e missa saindo às 15 horas da Igreja da Candelária até a Catedral Metropolitana, onde será celebrada missa às 16 horas com transmissão ao vivo para todo o Brasil pela Rede Vida de Televisão”. Também é pedido ao todos os párocos que nas missas de hoje à noite também rezem por essa intenção. “Sentimo-nos, como preparadores da Jornada Mundial da Juventude, evento que reunirá jovens de todo o mundo, tristes por esses jovens e outras pessoas que foram ceifadas de forma trágica da vida. Esperamos que o Senhor Ressuscitado, vencedor da morte, possa ser o consolo e a esperança neste momento de sofrimento e dor”, conclui a nota.O número de mortos no incêndio na boate Kiss em Santa Maria (286 km de Porto Alegre) , no centro do Rio Grande do Sul, foi corrigido para 232, segundo o Batalhão de Operações especiais da Brigada Militar. Entre os mortos estão 120 homens e 112 mulheres, além de 131 pessoas feridas, sendo 117 ainda internadas. Esta é considerada a maior tragédia no Estado. O fogo começou por volta das 2 horas da madrugada.
Um caminhão precisou realizar quatro viagens para retirar os corpos do local e levá-los até um ginásio. A identificação de alguns corpos foi possível graças a documentação encontrada. O ginásio da cidade, de 250 mil habitantes, foi liberado para um velório coletivo. Hospitais da região precisaram solicitar auxílio de profissionais para atendimento. Existem centenas de feridos sendo atendidos em hospitais da cidade, e uma campanha pede doações de sangue.Testemunhas afirmam que o fogo começou durante show pirotécnico quando uma banda se apresentava. O material de isolamento acústico do prédio - feito de espuma - incendiou e a fumaça intoxicou as vítimas.
Conforme os Bombeiros, as vítimas fatais morreram devido à inalação de fumaça tóxica. "A maior parte dessas pessoas morreu asfixiada. Elas entraram em pânico e acabaram pisoteando umas às outras. O principal fator das mortes foi a asfixia, informou o comandante geral dos Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Guido Pedroso de Melo, acrescentando que "O isopor gera uma fumaça muito tóxica”.Conforme um segurança que trabalhava na boate no momento do incêndio, entre mil e duas mil pessoas deveriam estar no local durante o incidente. A maioria jovens. Entre as vítimas estão muitos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria.
O governador do RS, Tarso Genro, se pronunciou por meio de sua conta no Twitter. "Domingo triste! Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã", escreveu o governador. A presidente Dilma Rousseff cancelou seus compromissos no Chile e também foi para Santa Maria. 
(O Estadão - Zero Hora - JE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário