segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Papa concede indulgência plenária para Dia Mundial do Enfermo




O Papa Bento XVI concedeu o dom da indulgência plenária para o 21º Dia Mundial do Enfermo, celebrado em 11 de fevereiro. A Santa Sé divulgou nesta segunda-feira, 28, o decreto da Penitenciaria Apostólica como o qual se concede a indulgência.
Na data celebrativa, que também é o dia da memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, o Presidente do Pontifício Conselho para os Agentes de Saúde, Dom Zygmunt Zimowski, enviado especial do Papa, preside uma solene Celebração Eucarística com a administração do sacramento da Unção dos enfermos no Santuário Mariano de Altötting, da Diocese de Passau, na Alemanha.
Segundo informa o decreto, o Santo Padre concedeu a indulgência a fim de que os fiéis se preparem espiritualmente para participar do acontecimento do melhor modo. A indulgência será concedida de acordo com o dispositivo divulgado no decreto e desde que os fiéis coloquem a si mesmo a serviço dos irmãos sofredores, elevando com confiança sua alma a Deus

Decreto
Indulgências Especiais em ocasião
do 21º Dia Mundial do Enfermo

A Redenção cumpriu-se mediante a Santa Cruz de Cristo, através de sua paixão. Todos os sofrimentos humanos, em verdade, podem participar do sofrimento redentor do Senhor; diz, de fato, o Apóstolo São Paulo: “O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja” (Col 1, 24). 

No corrente Ano da Fé, dedicado em particular à profissão da verdadeira fé e à sua reta interpretação, vale a pena recordar o luminoso ensinamento do Concílio Vaticano II sobre o sentido cristão do sofrimento e da sua partilha entre os irmãos: “Porque as obras de caridade e de misericórdia oferecem um esplêndido testemunho de vida cristã, a formação apostólica deve conduzir também ao seu exercício, de modo que desde a infância os fiéis aprendam a partilhar os sofrimentos dos irmãos e a resgatá-los generosamente quando eles precisam” (Decr.Apostolicam Actuositatem, 31 c).

Portanto, impulsionado pelo desejo de que a anual celebração do Dia Mundial do Enfermo, neste ano particularmente solene, revele-se uma sempre mais eficaz catequese sobre o sentido salvífico do sofrimento e sensibilize todos aqueles que, em vários títulos, estão empenhados a serviço de quem sofre na alma e no corpo, o Santo Padre escolheu como tema do 21º Dia Mundial do Enfermo, que será celebrado de 7 a 11 de fevereiro, o Bom Samaritano: “Vai e faz tu também o mesmo” (Lc 10, 37), que ensina a “fazer bem a quem sofre e fazer o bem com o próprio sofrimento” (Cart. ap. Salvifici doloris, 30). Na conclusão do Dia, na memória litúrgica da Virgem de Lourdes, Sua Excelência Dom Zygmunt Zimowski, Presidente do Pontifício Conselho para os Agentes de Saúde, Enviado Especial de Sua Santidade, presidirá no Santuário Mariano de Altötting, da Diocese de Passau, uma solene Celebração eucarística com a administração do sacramento da Unção dos enfermos. 

A fim de que os fiéis se preparem espiritualmente para participar do melhor modo do acontecimento, Sua Santidade Bento XVI, em Audiência concedida, no dia 18 de janeiro, com o Cardeal Penitenciário-Mor e Regente desta Penitenciaria Apostólica, de bom grado concedeu o dom de Indulgências a tenor do seguinte dispositivo, desde que os fiéis, verdadeiramente arrependidos e estimulados pela caridade, sob o exemplo do Bom Samaritano, com espírito de fé e com alma misericordiosa, coloquem a si mesmo a serviço dos irmãos sofredores e, se por sua vez doentes, suportem as dores e dificuldades da vida, elevando com humilde confiança sua alma a Deus e oferecendo aberto testemunho de fé por meio da via do Evangelho do sofrimento: 

A. A Indulgência plenária, que os fiéis, com a alma verdadeiramente arrependida e contrita, poderão obter uma vez ao dia em condições habituais (Confissão sacramental, Comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Santo Padre) e também aplicar em sufrágio das almas dos fiéis defuntos, sempre que, de 7 a 11 de fevereiro próximo, no Santuário Mariano de Altötting ou em qualquer outro lugar estabelecido pela Autoridade eclesiástica, participarem devotamente de uma cerimônia celebrada para implorar a Deus os propósitos do Dia Mundial do Enfermo  e recitarem o Pai Nosso, o Credo e uma invocação piedosa à Beata Virgem Maria. 

Os fiéis que em hospitais públicos ou em qualquer casa privada assistem caritativamente, como o Bom Samaritano, os adoentados e, por motivo do seu serviço não possam participar das funções supracitadas, obterão o mesmo dom da Indulgência plenária, se neste dias prestarem generosamente ao menos por algumas horas a sua assistência caritativa como se o fizessem ao próprio Cristo Senhor (cf. Mt 25, 40) e recitarem o Pai Nosso, o Credo e uma invocação piedosa à Beata Virgem Maria, tendo a alma livre de todo pecado e o propósito de cumprir, o mais breve possível, as condições requeridas para a obtenção da Indulgência plenária. 

Os fiéis, enfim, que por doença, por idade avançada ou por outra razão similar, estiverem impedidos de tomar parte da cerimônia supra indicada, obterão a Indulgência plenária, desde que, tendo a alma livre de qualquer pecado e propondo-se a cumprir o mais breve possível as condições habituais, participem espiritualmente das sagradas funções nos dias determinados, particularmente entre as Celebrações litúrgicas e a Mensagem do Sumo Pontífice que serão transmitidas pela televisão e pela rádio, orem devotamente por todos os adoentados e ofereçam a Deus, através da Virgem Maria, Salus infirmorum, seus sofrimentos físicos e espirituais. 

B. A Indulgência parcial a todos os fiéis sempre que dirigirem a Deus misericordioso, com coração contrito, nos dias supra sinalizados, devotas orações em auxílio dos enfermos no espírito do corrente Ano da Fé. 

O presente Decreto entra em vigor por esta ocasião. Não obstante qualquer disposição em contrário. 

Dado em Roma, na sede da Penitenciaria Apostólica, em 25 de janeiro de 2013, na Solenidade da Conversão de São Paulo, que conclui a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. 


Cardeal Manuel Monteiro de Castro
Penitenciário-Mor

Mons. Krzysztof Nykiel
Regente
Fonte: Canção Nova 

Nenhum comentário:

Postar um comentário