quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Luta contra o tráfico de mulheres. Número para chamar do exterior

2013-02-20 Rádio Vaticana
Brasília (RV) – No Brasil, cada vez mais as mulheres são vítimas da exploração sexual. Cúmplice desta situação também o turismo sexual, que atinge seu pico no período do carnaval. Especialmente nesta época, devido à grande presença de turistas estrangeiros - muitos dos quais em busca de ‘aventura’ -, um grande número de brasileiras acaba caindo nas mãos de quadrilhas, que após explorá-las no Brasil, às enviam para se prostituir no exterior.
Por ocasião do Dia da Mulher, a ser celebrado em 8 de março, muitas comunidades cristãs realizarão diversas iniciativas. Uma nota enviada à Agência Fides refere que o primeiro a aderir à campanha internacional contra a violência e o tráfico de mulheres foi o governo brasileiro. Esta iniciativa – acrescenta a nota – terá a participação e colaboração de autoridades de dez países na América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio. Esta iniciativa internacional de combate a crimes contra a mulher envolve também diversas instituições, como a Igreja Católica. 
O Centro de Assistência à Mulher, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), recebeu em 2012, 80 chamadas de mulheres que vivem fora do país e que foram vítimas de violência. Os países onde as brasileiras estão mais vulneráveis são Itália, Espanha e Portugal.
O serviço recebe gratuitamente chamadas de brasileiras que vivem no exterior. As mulheres vítimas de violência que residem na Espanha devem chamar o 900 990 055. Em Portugal o 800 800 550 e na Itália 800 172 211. No Brasil, as mulheres vítimas de violência podem chamar o 180. (JE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário