segunda-feira, 29 de julho de 2013

VOLUNTÁRIOS JMJ Rio2013

Os voluntários têm um papel fundamental na JMJ Rio 2013. Mais de 84 mil pessoas – inclusive de outras igrejas - se inscreveram. Deles, 60 mil foram selecionados para trabalhar na Jornada em todos os aspectos logísticos.
“Os voluntários são a alma da Jornada e, pelo voluntariado, estes jovens altamente engajados em torno de um objetivo comum exercem de fato a juventude, com descontração e ao mesmo tempo concentrados em fazer da JMJ Rio2013 um sucesso”, afirma Padre Ramon Nascimento, Diretor Executivo do Setor de Voluntariado.
Entre os 60 mil voluntários, 45 mil são diocesanos (do Rio de Janeiro), 7.500 são de outros estados do Brasil e 7.500 são estrangeiros. Há voluntários de todos os estados brasileiros, com destaque para Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Santa Catarina e Bahia. Entre os internacionais, há jovens de 151 países, com destaque para Argentina, Colômbia, México e Polônia. A maioria tem entre 18 e 35 anos.
Durante a JMJ, os voluntários tiveram funções variadas e estavam distribuídos em pontos de informação espalhados por toda a cidade, nos locais de hospedagem, nos locais de catequeses, nos palcos, nos atos culturais e nas equipes dos atos centrais em Copacabana.
Os 45 mil voluntários do Rio de Janeiro foram os primeiros a receber treinamento, com explicações sobre toda a programação e logística da JMJ, a rotina dos peregrinos e os serviços destinados a eles. Segundo o setor de voluntários, todos os jovens conhecem sobre cada equipe, tendo assim uma visão geral e não somente da área em que trabalham.
A mesma formação foi dada aos voluntários brasileiros e estrangeiros na semana anterior a JMJ. Algumas equipes tiveram infomações específicas, como as que trabalharam na área de saúde (auxiliando médicos, enfermeiros e socorristas), quem trabalhou com os peregrinos com deficiência, quem ficou nos atos culturais e os tradutores e intérpretes.

Fonte: Imprensa JMJRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário