quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Exposição conta história dos Salesianos de Dom Bosco em estados do centro-oeste

Uma exposição fotográfica aberta neste mês em Campo Grande (MS) celebra os 120 anos da presença dos missionários salesianos nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o bicentenário de São João Bosco, fundador da congregação religiosa. A exposição recorda a chegada dos religiosos em 1984, em Cuiabá, capital do Mato Grosso, e foi aberta no último dia 20 de novembro, se estendendo até o dia 31 de janeiro de 2014.
Intitulada ‘Missão Salesiana de Mato Grosso: de Dom Bosco a Dom Antônio Malan’, a exposição conta os primeiros passos dos religiosos enfatizando a missão indígena e o cotidiano nas paróquias e escolas dirigidas pelos missionários, através de oito painéis com cerca de 100 fotografias. Thiago Muller, do departamento de comunicação da Inspetoria Salesiana de Campo Grande, informou que a exposição temporária resgata a primeira fase da Missão Salesiana destacando a presença de Dom Malan:
"Essa primeira fase retrata os primeiros 20 anos da Missão Salesiana nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Dom Malan foi uma figura muito importante que desenvolveu vários projetos nessa região".
A seleção das imagens foi realizada pelo diretor da Sede Inspetorial da Missão Salesiana no Mato Grosso, padre João Bosco Monteiro Maciel, com restauração digital feita pela equipe de comunicação da Pastoral Juvenil Salesiana.
A missão dos salesianos nos Estados pode ser dividida em duas realidades: o trabalho com os indígenas e a preocupação com a educação da população. Atualmente, a instituição possui 21 casas, atendidas por 150 religiosos. A Missão Salesiana é uma das maiores Organizações Não-Governamentais dos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul na área educativa e de promoção social, mantendo diversos projetos e ações em colégios e instituições de ensino superior, além de obras sociais, atuação em paróquias e missões indígenas.
Ao visitar a exposição, o visitante poderá conhecer ainda o restante do acervo do museu, composto de objetos e utensílios históricos da cultura indígena do Mato Grosso do Sul e uma coleção de animais taxidermizados, fósseis, insetos, conchas e minerais. O Museu das Culturas de Dom Bosco funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Localizado na Avenida Afonso Pena, 7.000, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, tem valores promocionais durante a exposição temporária. Informações no telefone: (67) 3326-9788.
Dom Antônio Malan
Nasceu na Itália em 1862. Estudou no Oratório de Turim onde conheceu Dom Bosco. Em 1885, torna-se salesiano e em 1889 parte para as missões da América no Uruguai. Nesse mesmo ano é ordenado sacerdote. Em 1894 é escolhido para compor a expedição missionária para iniciar a obra salesiana em Mato Grosso chefiada pelo bispo Dom Luiz Lasagna. Infelizmente este morre num desastre ferroviário em 1895. Cabe ao padre Malan dar continuidade aos projetos do falecido bispo sendo o primeiro Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso. Funda os colégios de Cuiabá e Corumbá, as Escolas Agrícolas de Coxipó da Ponte e Palmeiras e as missões do Sagrado Coração do Rio Barreiro, da Imaculada no Rio Garças e de São José no Sangradouro entre os índios bororo.
Em 1914 a Santa Sé cria a Prelazia do Registro do Araguaia e nomeia o padre Antônio Malan seu primeiro prelado com a dignidade de bispo titular de Amiso, sendo ornado no dia 15 de agosto do mesmo ano em São Paulo. Em 1924 é transferido para Petrolina, em Pernambuco, onde trabalha com todo o ardor até o dia 28 de outubro de 1931, quando vem a falecer.
Fonte: A12/Inspetoria Salesiana de Campo Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário