quarta-feira, 2 de abril de 2014

Conselhos para ser um escritor católico Para comunicar Deus, é preciso tê-lo no coração, pois é Ele quem toca as pessoas

Fonte: Aleteia
1K
3
1


Muitas pessoas me escrevem perguntando o que precisam fazer para iniciar uma editora ou ser um escritor católico. Isso me faz lembrar de um jovem que queria conhecer o “passo a passo” a ser seguido e me questionou: “Qual é a primeira coisa que devo fazer?”. Então, eu respondi: “A primeira coisa é ir ao Sacrário. Antes de começar, visite Jesus”.

É do Sacrário que extraímos a força necessária para iniciar qualquer projeto; no Sacrário está a nossa esperança. Para comunicar Deus, épreciso tê-lo no coração. Sua graça e sua paz serão tão grandes, que você não conseguirá guardá-las apenas para você mesmo.

Este anseio que você experimenta não é seu. Foi Ele quem, em seu infinito amor, fixou seus olhos em você. E é maravilhoso o que você quer fazercom sua vida: escrever é um dom que pode ser colocado ao serviço das pessoas.

A seguir, algumas sugestões simples:

1. Comece a visitar Jesus no sacrário diariamente. Se puder, participe da Missa todos os dias também. Uma boa confissão sacramental é de grande ajuda. A comunhão diária, conservar o estado de graça e visitar Jesus são ações que servem como combustível para começar.

Tenha um caderninho sempre à mão. Todos os meus livros, sex exceção, eu comecei a escrever em minhas visitas ao Sacrário ou durante uma Missa. As ideias fluem nesses momentos e são tantas, que preciso dizer a Jesus: “Calma, vá devagar”.

2. Leia livros de espiritualidade que possam alimentar seu espírito e lhe mostrar o caminho a seguir. Algumas sugestões:

- História de uma alma (Santa Teresinha)
- Imitação de Cristo (Tomás de Kempis)
- O peregrino russo
- Deus existe e eu o encontrei (Frossard)
- Buscando Deus (Larigaudie)
- Orações para rezar na rua (Michel Quoist)
- Livros sobre a vida dos santos

Estes livros não falam de teologia profunda ou de coisas complicadas. Contam histórias, vivências cotidianas. E se apoiam na Bíblia. Eu procurei seguir seus exemplos e só narro histórias, vivências cotidianas, coisas que aconteceram comigo ou que me contaram. E uso muitas citações bíblicas.

3. Passe mais tempo a sós com Deus. Você e Ele. E escute-o.

4. Depois de iniciar este caminho, pegue um papel e comece a contar suas histórias e a forma como Deus se fez presente em sua vida. Você não precisa fazer mais nada. Eu não dou palestras, só escrevo. O resto, o importante, é Deus quem faz. É Ele quem toca os corações, quem transforma as pessoas e as faz renascer.

Alguns conselhos práticos:

1. Escreva histórias simples. E use sempre citações bíblicas.

2. Não diga nada negativo, pois para isso já existem os jornais. Faça algo diferente, dê esperança, mostre que é possível, que acontecem coisas boas no mundo.

3. Que o livro não ultrapasse 150 páginas. Quanto mais curto, melhor.

4. Um livro não é escrito em um dia. Cada dia é diferente, novo. Por isso, comece sempre com algo novo, diferente, que leve a Deus.

5. Use frases curtas. Cada frase corresponde a uma respiração. Uma vez terminado um capítulo, leia-o em voz alta, e então você perceberá onde é necessário colocar uma vírgula ou um ponto.

6. Peça a algum amigo ou amiga (que conheça de ortografia) que revise seu texto. Use também corretores ortográficos.

Agora é a sua vez. Que bom que você quer ser um escritor de Jesus! Que o bom Deus o guie sempre.

(Por Claudio de Castro, diretor do Grupo Editorial Vida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário