quarta-feira, 2 de abril de 2014

Vaticano expõe o Pai Nosso mais antigo

Exposição da maior coleção privada de textos e documentos bíblicos raros do mundo


De 2 de abril a 22 de junho, o Vaticano fará uma mostra chamada Verbum Domini II, com quase 200 manuscritos antigos e documentos bíblicos, entre os quais o Papiro Bodmer XIV-XV, que possui o fragmento escritomais antigo do Evangelho de São Lucas, o mais antigo Pai Nosso já conhecido e um dos fragmentos escritos mais antigos do Evangelho de São João.

É a segunda iniciativa deste tipo com o patrocínio pelo Pontifício Conselho da Cultura e a promoção do Green Collection, a maior coleção privada de textos e documentos bíblicos raros do mundo.

Pela primeira vez serão expostos ao público duzentos volumes de incalculável valor histórico, dentre os quais três fragmentos dos profetas Daniel, Ezequiel e Jeremias dos manuscritos do Mar Morto, os mais antigos textos conhecidos das Escrituras hebraicas.

Estarão expostas também cinco páginas dos Salmos em grego do papiro Bodmer que datam do III ou IV século; manuscritos de Codex Climaci Rescriptus, uma das Bíblias mais antigas e que contém os textos na língua nativa de Jesus, o aramaico palestino; textos do século VI e VII, em grego, dos Evangelhos e outros do VI século contém os textos do Antigo e do Novo Testamento.

Fonte: Aliteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário