sexta-feira, 27 de junho de 2014

Símbolos da JMJ chegam à Belarus


Cracóvia (RV) – A Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o ícone de Maria “Salus Populi Romani” começarão a peregrinar neste sábado, 28, por dez países do Leste europeu, começando pela Belarus. Entregues por jovens brasileiros a jovens poloneses no Domingo de Ramos, na Praça São Pedro, os símbolos da JMJ já percorreram as mais antigas Dioceses da Polônia, país que acolherá a Jornada de 2016, em Cracóvia.
A Cruz atravessará a fronteira em Brest, percorrendo percorrerá todas as dioceses nas próximas duas semanas, começando pela Diocese de Pinsk. Após, seguirá para a Arquidiocese de Minsk-Mohilev, onde em 4 de julho estará presente também o ícone de Nossa Senhora no Santuário Nacional de Budslau, o principal santuário mariano da Belarus.
Após percorrer as Dioceses bielo-russas, os símbolos da JMJ serão entregues a uma delegação de jovens lituanos no Santuário de Trokeli (Belarus), local símbolo da histórica piedade mariana da “neve”, ligada a São Casimiro, Príncipe do Reino polaco e do Grão-ducado lituano, morto aos 25 anos em Hrodna, em 1484.
A partir de 12 de julho a Cruz da JMJ e o ícone da Mãe de Deus cruzam a fronteira da Belarus e por duas semanas visitam a Lituânia, percorrendo todas as Dioceses. No dia 27 os símbolos da Jornada seguem para a Letônia e após, a outros sete países do Leste europeu, retornando em seguida à Polônia, por onde deverão peregrinar até o verão de 2016 quando em Cracóvia terá lugar o encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa Francisco.
João Paulo II, há 30 anos, entregou aos jovens a Cruz, símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Na ocasião, Wojtyla disse aos jovens: “Levem-na ao mundo, como sinal do amor do Senhor Jesus pela humanidade, e anunciem a todos que somente em Cristo morto e ressuscitado existe salvação e redenção. 
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário