segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Comissão organizadora prepara MJS 2013

Comissão organizadora prepara MJS 2013
:Os preparativos para o Encontro Mundial da Juventude Salesiana já mobilizam diversos grupos de trabalhos no Brasil. Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e Família Salesiana em geral dividem expectativas e sonhos na missão de organizar os detalhes do evento. No próximo mês de novembro, entre os dias 19 a 22, mais um passo importante será dado nessa fase de planejamento e mobilização. A Reunião Internacional de preparação unirá toda a comissão organizadora formada pelos coordenadores gerais e encarredados dos GT’s (Grupos de Trabalho) no Colégio Santa Rosa em Niterói, RJ, mesmo local em que serão realizados os eventos previstos para a Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013Segundo o padre salesiano Antonio Ramos do Prado (Padre Toninho), Coordenador Nacional da Comissão Organizadora, o objetivo é visualizar como estão os preparativos para a Semana Missionária, o Encontro Continental América, o Forúm e a Festa do MJS, oferecer a todos os envolvidos uma amostra de como serão realizados e, ainda, conferir as instalações do colégio que sediará o evento: “Estamos certos que podemos contar com a valiosa colaboração de todos. Afinal, temos uma responsabilidade conjunta: fazer deste evento um momento forte de evangelização, especialmente para os jovens. Esperamos que eles tenham a oportunidade de sentir a alegria do encontro feliz entre amigos e, sobretudo, com o maior de todos os amigos, Jesus Cristo”, destaca Pe. Toninho.
O Encontro Mundial do MJS/AJS
Por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), dois eventos de proporções mundiais reúnem os jovens de todos os lugares onde o carisma salesiano se faz presente: o Fórum Mundial e a Festa do Movimento Juvenil Salesiano (MJS). Em 2011 esses encontros aconteceram em Madri, na Espanha, com a participação de cerca de sete mil jovens. Em 2013 eles serão realizados no Brasil, na cidade de Niterói, entre os dias 18 a 24 de julho, e a estimativa é que o número de participantes se aproxime de dez mil. Além dos dois eventos já citados, nesta edição será realizado o Encontro Continental do MJS AMÉRICA (18 a 22 de julho), com o intuito de fortalecer a identidade do movimento em cada uma das nações das Américas e do Caribe. Algumas obras salesianas do Brasil também receberão jovens desejosos de participar da Semana Missionária durante os dias dedicados à Pré-jornada (16 a 20 de julho).
O tema norteador de todo o MJS 2013 é o mesmo da JMJ 2013: “Ide e fazei discípulos em todas as nações” (Mt 28,19). Neste sentido, para o reitor-mor, padre Pascual Chaves Villanueva, à luz da mensagem do Santo Padre, “o momento é uma ocasião especial para refletir, rezar, celebrar e discernir o que o Senhor espera de cada um como pessoa e como MJS”. A madre-geral das Filhas de Maria Auxiliadora, irmã Yvonne Reungoat, citando o Documento de Aparecida, afirma que espera viver a Jornada Mundial da Juventude como evento de vida e de fé, na alegria do estar juntos, abraçados pelo Cristo Redentor: “Ele os vê com um amor especial e os convida a serem discípulos e missionários; Ele pede a vocês que não tenham medo de entrar na essência da realidade para fermentá-la com o Evangelho; Ele os convida para serem seus amigos e a temerem não o sacrifício, mas uma vida sem sentido; Ele os encoraja a viver a vida como resposta a um chamado, na doação e no serviço aos outros, Ele os apoia na missão de encará-la como uma constante descoberta, com uma profunda curiosidade sobre seu sentido último e sobre o mistério de Deus” (cf. discurso inaugural de Bento XVI em Aparecida, 13 de maio de 2007).
Muitos jovens já acompanham com entusiasmo os preparativos deste encontro, especialmente aqueles que já tiveram a oportunidade de viver a experiência como é o caso da jovem Taiane Amanda, coordenadora de Pastoral de um colégio salesiano de Manaus. Ela recorda com emoção sua participação no MJS 2011 em Madri: “Foi um momento ímpar. A alegria e entusiasmo, próprios da juventude salesiana, eram contagiantes. A presença da Madre e do Reitor, o momento de adoração, as apresentações culturais, tudo falava de Deus! Um verdadeiro convite a crescer na fé!”
Encarregado do GT de Comunicação, o salesiano irmão Cledson Martas recorda que as inscrições serão feitas apenas pelos Coordenadores Inspetorias da Pastoral Juvenil, portanto, aqueles que desejarem participar, além de estarem vinculados aos grupos do Movimento Juvenil Salesiano, deverão procurar o Salesiano de Dom Bosco ou a Filha de Maria Auxiliadora responsável pela PJ nas respectivas inspetorias de origem. Para mais esclarecimentos, Ir. Cledson recomenda o acesso aos botões “orientações gerais” e “perguntas frequentes” disponíveis no site oficial do evento, ou a utilização do e-mail info@mjs.org.br.
Outras informações no site MJS/AJS
Para ter acesso a subsídios, principais informações e às ferramentas para inscrição no MJS 2013 basta consultar o site www.mjs.org.br ou acessar as mídias sociais já disponíveis como a fanpagehttps://www.facebook.com/bosco2013 e a página no twitter https://twitter.com/bosco2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário