terça-feira, 27 de novembro de 2012

Consep progride na reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2014

Os bispos do Conselho Episcopal Pastoral trataram do tema da Campanha da Fraternidade (CF) de 2014 que terá como tema Fraternidade e Tráfico Humano e como lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). O secretário executivo da CF, Pe. Luiz Carlos Dias, apresentou o texto do objetivo geral e dos objetivos específicos.
Os membros do Consep apresentaram sugestões e emendas para facilitar a compreensão do que a Igreja se propõe a refletir. Ficou definido que, como objetivo geral, a partir da reafirmação da defesa e da reverência pela dignidade dos filhos e filhas de Deus, é preciso mobilizar a sociedade através da denúncia do tráfico humano de modo a contribuir pela erradicação desse mal. A formulação do texto final fica sob o encargo do grupo de trabalho que está encarregado de preparar o Texto Base.
Propostas de objetivos específicos também foram discutidas. O Consep confia ao próprio grupo que prepara o texto da Campanha recolha as observações feitas pelos bispos e os destaques de certos elementos para, em seguida, encaminhem uma formulação desses objetivos.
Pe. Luiz Carlos apresentou ainda a estrutura do Grupo de Trabalho da Campanha. Depois de apresentados os elementos que estão sendo elaborados, dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, abriu o debate para que os bispos pudessem fazer as considerações sobre o tema. No método historicamente aplicado nesse tipo de material, do ver- julgar-agir, foram apresentadas as ideias principais que estão sendo trabalhadas pelo Grupo de Trabalho.
No “ver”, o tráfico humano e o trabalho escravo deverão ser as realidades apresentadas. No “julgar” serão feitas abordagens bíblica, da Doutrina Social da Igreja e instrumentos jurídicos sobre o tema, tanto da lei nacional como internacional, e a responsabilidade ética e política diante das violações nesse ambiente. A última parte do texto, o “agir”, resgata que é preciso promover conscientização, a denúncia e da assistência e reinserção social; Política públicas para a erradicação do tráfico humano e do trabalho escravo.
Os membros do Consep também levantaram, na primeira parte da sessão dessa tarde, as situações concretas a respeito da realização da próxima Assembleia Geral dos bispos a ser realizada em Aparecida (SP), no início do abril de 2013. No início da tarde desta terça-feira, 27 de novembro, a primeira sessão de trabalhos foi inteiramente tomada por reflexões sobre procedimentos a serem realizados no encontro do episcopado. Houve exaustivo debate sobre o modo de se fazer a apresentação das comissões. Concluiu-se pela apresentação do relatório em forma impressa e um tempo definido para cada comunicação.

Fonte;CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário