sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Dia do Teólogo


O homem sempre buscou conhecer e se aproximar do Criador de todas as coisas. Por isso, para entender melhor esse Ser Supremo, pesquisadores passaram a estudá-lo intensamente, resultando na Teologia - estudo de Deus. Assim, tanto teólogos e filósofos tentam descrevê-lo. O filósofo Platão, por exemplo, diz que "Ele é o começo, meio e fim de todas as coisas. É a metade ou a razão suprema; a causa eficiente de todas as coisas; eterno, imutável, onisciente, onipotente. Tudo permeia e tudo controla. É justo, santo, sábio e bom; o absolutamente perfeito, começo de toda a verdade, a fonte de toda a Lei e justiça, a origem de toda a ordem e beleza e, especialmente, a causa de todo o bem". Essa descrição foi aceita por muitos teólogos.
A Igreja, em seus dois mil anos de existência, foi riquíssima pelo número de teólogos que despontaram em seu meio, eminentes em santidade e sabedoria, dentre os principais estão Santo Antão, Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino.
Fonte; Cristiano Lima

Prece pelos Teólogos
Deus santíssimo, Deus Pai,nós, teu povo e teus herdeiros,te pedimos pelos teólogos.Tu que te revelaste a nós pela Palavra de vida,não permitas que não entendamos as palavras dos teólogos na nossa vida;Tu que te revelaste a nós pela encarnação de Jesus, não permitas que eles falem de uma teologia que não seja encarnada e sempre reveladora.Deus santíssimo, Deus Pai,Tu que és eterna luz e única verdade,ilumina e esclarece o espírito dos teólogos,que seus estudos sejam fruto do Espírito Santo,de oração e de humildade,fonte de esclarecimento para teu povo.Que toda teologia nos conduza direto a teu coração,nos coloque no caminho da verdade,Nos faça te amar e te servir com renovado vigor.Que Tu não sejas para ninguém, sobre esta terra,apenas um objeto de estudo, masa rocha segura sobre a qual podemos construir nossa casa.
Parabéns !

Nenhum comentário:

Postar um comentário