terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Notre Dame de Paris comemora 850 anos


                                        Fonte ; Youtube;fernandaveroldg
Paris (RV) - A famosa Catedral de Notre Dame de Paris, França, vai fazer neste dia 12 de dezembro – dia em que a Igreja celebra à Virgem de Guadalupe – 850 anos de existência e 150 de restauração, realizada pelo arquiteto francês Viollet-le-Duc. A construção de Notre Dame na “Île de la Cité”, uma pequena ilha no centro de Paris rodeada pelas águas do rio Sena durou 180 anos, começou em 1163 e foi concluída em 1345. Para este aniversário dos 850 anos, a iluminação da Catedral foi melhorada, o órgão renovado, foi construída uma plataforma para poder apreciar sua fachada gótica e em breve terá novos sinos. “Durante 850 anos, esta catedral foi um símbolo de beleza, verdade e bondade que atraiu a gerações até aqui”, disse Mons. Patrick Jacquin, Pároco de Notre Dame.
Desde o dia 12 dezembro de 2012 até 24 de novembro de 2013, Notre Dame espera dar as boas-vindas a mais de 20 milhões de peregrinos e turistas, mais que a média anual que é de 14 milhões de visitantes. Para as celebrações por este aniversário no marco do Ano da Fé convocado pelo Papa Bento XVI, já está planejado uma série de concertos, diálogos culturais e religiosos. No lugar onde está localizada agora a Catedral gótica existiu antes uma catedral românica. Ali mesmo tinha sido edificada a primeira igreja cristã de Paris, a Basílica de Saint-Etienne, projetada ao redor do ano 528.
A catedral foi restaurada por Eugène Viollet-le-Duc e Jean-Baptiste-Antoine Lassus em 1846. Lassus morreu e Viollet tomou o comando da restauração. A Catedral também é o cenário da famosa novela de Victor Hugo, Nossa Senhora de Paris, que foi publicada em 1831. O livro conta a história de Quasimodo, que se apaixona por uma cigana de nome Esmeralda. A Catedral foi construída como uma espécie de “Catecismo de pedra” para ajudar aos fiéis a conhecer as verdades de Deus, considerando que a maioria não sabia ler nem escrever na época. (SP)
Fonte;radio vaticana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário