terça-feira, 11 de dezembro de 2012

UFMG convida para reabertura de museu em Tiradentes


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) convida membros do clero e leigos da Diocese de São João del-Rei (MG) para a reabertura do Museu Casa Padre Toledo na próxima quarta-feira, 12, às 17h, em Tiradentes. Sediado na residência setecentista do padre inconfidente Carlos Correia de Toledo e Melo, o museu estava em restauração desde 2010. Agora, o espaço irá abrigar um rico acervo retratando o cotidiano de uma casa colonial e o ambiente religioso do século XVIII, além de exposições temporárias. A casa é considerada por especialistas como uma das edificações urbanas históricas mais valiosas do Brasil.

O Museu Casa Padre Toledo – local onde os inconfidentes mineiros tiveram seu primeiro encontro, em 1788 – é um dos quatro imóveis localizados em Tiradentes que pertencem à Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA), controlada integralmente pela UFMG desde 2008. Os outros são os prédios da Câmara Municipal, da Cadeia Pública e do Centro de Estudos, Galeria e Biblioteca Miguel Lins. Juntos, eles vão compor o Campus Cultural da UFMG na cidade histórica mineira, localizada a 194 quilômetros de Belo Horizonte.

Os trabalhos de restauração arquitetônica e artística e a concepção do projeto museológico realizados para a abertura do Museu Casa Padre Toledo foram coordenados pela UFMG e demandaram investimento de cerca de R$ 2 milhões, aportados pela Universidade e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Fonte Diocese de São Del Rei-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário