sábado, 1 de dezembro de 2012

Novena de Natal: Acolhida dos peregrinos da JMJ Rio2013 é abordada




Neste primeiro domingo do Advento, iniciamos a preparação para o Natal. Serão quatro semanas em que somos convidados a abrir nossos corações para esperar a chegada do Menino Jesus. Todos os anos, a Arquidiocese do Rio de Janeiro lança a Novena de Natal. É uma orientação para que os católicos possam se preparar em suas famílias, suas comunidades, em seus grupos de oração e até mesmo sozinhos para receber o Salvador.

A novena desta vez tem um significado especial, pois o Natal deste ano está marcado por três eventos importantes: o Ano da Fé, a preparação da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 e o 11º Plano Pastoral de Conjunto (PPC). Monsenhor Joel Portella Amado, coordenador Arquidiocesano de Pastoral, destacou que a novena traz um estilo todo especial, uma linguagem que é própria para os dias de hoje.

— Ela envolve uma dinâmica de comunicação, é profundamente orante, ao contrário das outras que eram mais reflexivas, disse.

Na sua introdução, a novena traz um texto que serve para a reflexão: “Em meio a toda agitação que marca nossas vidas neste tempo, precisamos parar, silenciar e, num profundo ato de fé, contemplar Jesus Cristo, o Salvador, deitado numa manjedoura.”

Segundo Monsenhor Joel, este ano, a novena é mais comunicativa, como se fosse um telejornal.


Cada encontro da Novena de Natal 2012 começa como se fosse um telejornal fazendo uma entrevista sobre um grande tema ligado à experiência de Natal, e isso faz com que ela seja também bastante acessível para as crianças, informou.

Na reflexão sobre o 9º Encontro da Novena, Monsenhor Joel destacou uma pergunta:

— Assim como José e Maria não tinham onde se hospedar para que Jesus nascesse, será que os peregrinos não terão um lugar onde ficar na JMJ Rio2013?

A novena, que contém a oração e o Hino da JMJ Rio2013, já está à venda nas paróquias, livrarias católicas e no almoxarifado do Edifício João Paulo II, na Glória.
Fonte; Arquidiocese de São Sebastião-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário