2013-04-10 Rádio Vaticana
Petrópolis (RV) - De 19 a 21 de abril, bailarinos e coreógrafos da dança sacra de diversas cidades do Brasil participam do 10º Festival de Dança Sacra de Petrópolis que se realiza no Teatro Dom Pedro. A organização do evento é da Cia. de Dança Expressão de Louvor sob a coordenação da professora e coreógrafa Roberta Bertelli.
Cerca de 500 bailarinos marcam presença no festival apresentando 111 coreografias e participando também de mostras de dança e workshop. As novidades deste ano do evento ficam por conta das apresentações do espetáculo musical "O Canto das Irias", de Wilde Fábio Alencar, da Comunidade Católica Shalom, e do show da Banda Católica Frutos de Medjugorje.
O Festival que já é uma referência nacional no gênero vai premiar os três primeiros colocados nas categorias e modalidades: infantil, juvenil e adulto. Coreografias de jazz, livre, clássico, dança de rua e dança contemporânea serão contempladas pelo público nos três dias do evento gospel.
A coordenadora Roberta Bertelli está animada com a repercussão que a cada ano o evento conquista pela qualidade do que vem sendo apresentado. "É uma grande satisfação a realização do Festival de Dança Sacra de Petrópolis. Nele, reunindo crianças e jovens, trabalhamos a dança como um processo de evangelização e louvor a Deus. A dança sacra é uma forma de comunicação e expressão corporal que está presente na nossa história desde a Antiguidade, quando naquela época, ela fazia parte das cerimônias religiosas", disse Roberta.
A Cia. de Dança Expressão de Louvor faz parte da Paróquia Santo Antônio do Alto da Serra. Ela foi criada pela professora de dança e coreógrafa Roberta Bertelli, resultado de seu trabalho voluntário na Igreja Sagrada Família, localizada no Sargento Boening. É no salão paroquial que Roberta dedica as suas noites ensinando a dança sacra para 60 bailarinas, divididas em turmas de baby, infantil, juvenil e adulto.
O grupo vem conquistando várias premiações nos mais renomados eventos de dança sacra do país, dentre eles o Festival de Dança Sacra do Brasil, de Joinville, em Santa Catarina, e o Festival de Dança Halleluya, na cidade do Rio de Janeiro. A Cia. de Dança Expressão de Louvor acaba de ser selecionada para participar da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, no próximo mês de julho. "O tempo", com 5 coreografias e "Livre Arbítrio", com 3 coreografias, foram as escolhidas.
A abertura do Festival de Dança Sacra de Petrópolis conta com a apresentação do espetáculo "O Canto das Irias", com bailarinos e atores da Comunidade Católica Shalom junto com as bailarinas da Expressão de Louvor.
Mesclando teatro, dança e música, "O Canto das Irias", com texto de Wilde Fábio de Alencar, aborda temas como a busca pelo poder, o orgulho e o difícil caminho do homem voltar à sua essência. Ele relata o processo de desfiguração do homem contemporâneo, que perdeu o significado do outro e da sua vida. Para resgatar o homem, Deus envia seu filho ao Mundo, levando-o de volta à verdade e devolvendo-lhe a beleza da vida. (MJ/Assessoria de Comunicação da Diocese de Petrópolis)
Nenhum comentário:
Postar um comentário