sexta-feira, 17 de maio de 2013

JMJ Rio 2013: Dom José Francisco escreve sobre a chegada dos símbolos da Jornada


Dom José - A voz do Pastor
A chegada dos Ícones reunirá 14 municípios e percorrerá 78 paróquias de nossa Arquidiocese. O Bote Fé será um momento para animar a juventude, e preparar para a JMJ em julho, estabelecer contato com toda sociedade e os diversos meios que nela existem, anunciando a vinda de milhares de visitantes e principalmente a chegada do papa Francisco. Niterói cidade privilegiada, bonita e organizada, foi escolhida para acolher tamanho evento.

A Cruz peregrina e o Ícone de Maria, são um alerta à sociedade, sinais para nos ajudar a vencer os flagelos que assombram a humanidade: a drogadição, a exploração sexual de menores, as injustiças contra a juventude, contra integridade do homem e da mulher, da discriminação aos portadores de HIV, dos encarcerados e tantos excluídos.

A reação dos católicos tem sido muito bonita. Vejo a criatividade do povo de Deus: anúncios na internet, nas rádios, nos jornais, outdoors, filmes, flash mod, danças, cartazes, tantas coisas assim mostram o interesse e o empenho para o êxito do evento. O voluntariado também cresceu muito, e profissionais vieram somar forças para preparar tudo para agradar a Deus. Tenho lido nos jornais e na internet, muitos comentários sobre a evangelização, até mesmo de pessoas que não são católicas, positivamente tem elogiado, as atividades realizadas para o Bote Fé.

Atualmente estamos na 13° edição da JMJ, e o seu êxito se constata pelo número de jovens que a cada ano cresce. Nisso vemos o conhecimento dos jovens, que se amplia, frente a troca de experiências com outros participantes de diversas lugares do mundo. Tal acontecimento consiste um dom precioso, pois podem reconhecer a figura de uma Igreja Católica, isto é, Universal, pois todos falam entre si, a linguagem da unidade e da fé.

Em todo Brasil cresceu ainda o número de grupos, associações, movimentos jovens, que buscam maior conhecimento da fé. Surgiram livros feitos pelos jovens e para os jovens, é o caso do YOUCAT, versão jovem do Novo Catecismo da Igreja Católica. Cresceu ainda o número de vocações, tanto sacerdotais, religiosas e consagradas, como leigas e matrimoniais.

Vejo que a eleição do papa Francisco foi responsável em proporcionar o retorno de muitos irmãos afastados na fé. Penso que com sua visita ao Brasil teremos um crescimento ainda maior.

Quero recordar que toda organização na região de Niterói para a JMJ tem sido realizada pelo Setor Juventude, vemos um verdadeiro protagonismo deles. Jovens evangelizando jovens, guiados pelo empenho admirável do padre André Luiz Bastos e outros sacerdotes, em suas paróquias.

Com júbilo e buscando acolher e pastorear esta juventude animada pela Jornada, em primeira mão informo, que em 31 de agosto, estaremos abrindo o Ano Vocacional em nossa Arquidiocese, com o compromisso e rezar, refletir e estudar sobre o sentido da vida e da vocação. Lembro ainda da Prefeitura Municipal de Niterói e suas secretarias, que não tem medido esforços em nos apoiar nesse evento. Agradecemos ao prefeito Rodrigo Neves. Somos gratos tantos irmãos e irmãs que rezaram para tudo dar certo.

Fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário