segunda-feira, 24 de junho de 2013

Festa de São João Batista em Niterói

São João Batista era filho de Zacarias e de Santa Isabel. Chamava-se "Batista" pelo fato de ser um "batizador" (cf. Lucas 3,3). João, cujo nome significa "Deus é propício", veio à luz em idade avançada de seus pais. Parente de Jesus foi o precursor do Messias.
É João Batista que aponta a Jesus, dizendo: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. São Lucas, no primeiro capítulo de seu Evangelho, narra a concepção, o nascimento e a pregação de João Batista, marcando assim o advento do Reino de Deus no meio dos homens. 
A Igreja o celebra desde os primeiros séculos do cristianismo. É o único santo cujo nascimento (24/06) e martírio são evocados em duas solenidades pelo povo cristão.
O seu nascimento é celebrado pelo povo com grande júbilo: cantos e danças folclóricas, fogueiras, quermesses fazem de sua festa uma das mais populares e queridas de nossa gente.
Na Catedral de São João, em Niterói, houve missas, barracas com comidas típicas, o tradicional almoço, angú a baiana, procissão pelas ruas do centro e show.
Às 11h teve a missa presidida pelo Arcebispo de Niterói Dom José Francisco Resende dias, padres ministros e o coral. 
Presenças queridas de Niterói estiveram presentes, como o Monsenhor Oswaldo Nunes Motta 51 anos dedicados ao sacerdócio católico, onde foi batizado, recebeu a crisma e freqüentou como coroinha, congregado mariano e vicentino a Catedral de São João Batista. A irmã Maria Brasília da casa Divina Providência de férias, vinda de São Paulo, estava presente, entre outros. Os fieis lotaram a Igreja onde faziam orações em devoção ao Santo que é padroeiro da cidade.
Bete Iane

Nenhum comentário:

Postar um comentário