domingo, 28 de julho de 2013

Missa de encerramento da JMJRio 2013

Missa do Envio, celebrada na Praia de Copacabana, no Rio, é a última atividade da JMJ. A celebração reuniu mais de 3 milhões de católicos -  AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA
Foto: em.com.br
Depois de uma noite improvisada, onde os peregrinos ali ficaram após a vigília, com sacos, barracas, cobertores, Copacabana recebeu nesta manhã de domingo cerca de 3 milhões de pessoas, para a celebração da Missa de Envio com o Papa Francisco. Entre os presentes estavam Presidentes do Brasil, Argentina, Bolívia e Suriname. Antes da Missa aconteceu o ‘maior flash mobe do mundo’ que foi ensaiado dias antes pelos jovens e que teve participação dos religiosos.
O Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta, antes de iniciar a celebração, falou da Jornada no Rio, agradecendo ao Papa Francisco e a todos os presentes.
O Papa Francisco fez sua homilia refletidos em pontos como:
1-Ide. Durante estes dias, aqui no Rio, vocês puderam fazer a bela experiência de encontrar Jesus e de encontrá-lo juntos, sentindo a alegria da fé. Mas a experiência deste encontro não pode ficar trancafiada na vida de vocês ou no pequeno grupo da paróquia, do movimento, da comunidade de vocês
2-Sem medo. Alguém poderia pensar: «Eu não tenho nenhuma preparação especial, como é que posso ir e anunciar o Evangelho»? Querido amigo, esse seu temor não é muito diferente do sentimento que teve Jeremias, um jovem como vocês,
quando foi chamado por Deus para ser profeta. Acabamos de escutar as suas palavras: «Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo». Deus responde a vocês com as mesmas palavras dirigidas a Jeremias: «Não tenhas medo... pois estou contigo para defender-te» (Jr 1,8). Deus está conosco!
3-para servir. No início do salmo proclamado, escutamos estas palavras: «Cantai ao Senhor Deus
um canto novo» (Sl 95, 1). Qual é este canto novo? Não são palavras, nem uma melodia, mas é o canto da nossa vida, é deixar que a nossa vida se identifique com a vida de Jesus, é ter os seus sentimentos, os seus pensamentos, as suas ações. E a vida de Jesus é uma vida para os demais. É uma vida de serviço. São Paulo, na leitura que ouvimos há pouco, dizia: «Eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível» (1 Cor 9, 19). Para anunciar Jesus, Paulo fez-se «escravo de todos». Evangelizar significa testemunhar pessoalmente o amor de Deus, significa superar os nossos egoísmos, significa servir, inclinando-nos para lavar os pés dos nossos irmãos, tal como fez Jesus.
E terminou Ide, sem medo, para servir. Seguindo estas três palavras, vocês experimentarão que quem evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé, recebe alegria. Queridos jovens, regressando às suas casas, não tenham medo de ser generosos com Cristo, de testemunhar o seu Evangelho. Na primeira leitura, quando Deus envia o profeta Jeremias, lhe dá
o poder de «extirpar e destruir, devastar e derrubar, construir e plantar» (Jr 1,10). E assim é também para vocês. Levar o Evangelho é levar a força de Deus, para extirpar e destruir o mal e a violência; para devastar e derrubar as barreiras do egoísmo, da intolerância e do ódio; para construir um mundo novo. Jesus Cristo conta com vocês! A Igreja conta com vocês!
O Papa conta com vocês! Que Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, lhes acompanhe sempre com a sua ternura: «Ide e fazei discípulos entre todas as nações». Amém.
Após a Santa Missa os jovens ficaram em Copacabana, onde no palco teve shows

Fonte: Imprensa Santa Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário