segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A vocação do cristão e o mundo

Ser Cristão: quer dizer ser de Cristo. Ser seguidor de Cristo. Ser crente em Cristo. Ser parte de um povo consagrado por Cristo. Ser crente e propagador da doutrina pregada por Cristo. Ser outro Cristo no meio do mundo, isto é, ser DABAR (gestos e palavras) DE DEUS.
Portanto o cristão é aquele que reconhece Cristo como o homem-Deus, o Filho de Deus, que se encarnou no Seio da Virgem Maria, que sofreu o martírio da cruz por causa dos seus pecados, morreu e ressuscitou e está no céu à direita de Deus Pai. Que instituiu o batismo que o remiu e o libertou do pecado, tornando-o filho adotivo de Deus e membro do seu corpo místico, que é a Santa Igreja Católica.
Vemos, assim que este ser cristão é uma graça muito grande e que nenhum homem, nem nenhuma mulher merece a graça de tão grande amor.
Assim, o cristão é aquele que penetra no mundo, na sociedade, no seu trabalho, na sua família ou onde quer que esteja, tentando com coragem, força e muita fé, modificar o que estiver errado, para fazer crescer e triunfar a Palavra de Deus e a Boa Nova do Reino.
O mundo vive hoje um momento muito difícil, estamos presenciando a cada dia fatos que já viraram rotina em nossas vidas. Guerras, fome, desemprego, desentendimento familiar de pais e filhos provocando até a morte e muito outros fatores que nos levam a perder a fé e a esperança.
Neste contexto de muitos desafios, os seguidores de Jesus Cristo são convocados a cada ano a refletirem, por meio do mês de Agosto, mês vocacional, sobre a sua vocação cristã, diante do leque amplo das opções erradas do mundo que, para eles, não podem estar desvinculados da vocação batismal.
Porque desde o momento em que o batismo o insere na comunidade eclesial, passam a fazer parte do povo de Deus, por isso os cristãos são convocados a assumir muitos compromissos com a Igreja e por meio dela com mundo, procurando ser solidários como Cristo, tanto nas suas alegrias como nos passos de sua via dolorosa. É hora de lhes testemunharmos agora mais que nunca a nossa fidelidade ajudando-o carregar a cruz que libertará o mundo de seus pecados, sendo fortes na nossa missão cristã.
Infelizmente a consciência de ser Igreja está esmaecida, quando não é inexistente, em muitos que se confessam católicos. Com muita facilidade os que se dizem católicos julgam o mundo e criticam as suas falhas, condenam as suas atitudes, tripudiam sobre as suas fraquezas, esquecidos que nós somos a Igreja e a fazemos santa ou pecadora por meio de nossas atitudes.
Se respingos de lama (pecado) sujaram a veste do mundo, é a nós que compete o dever de ir à fonte (Jesus Cristo), lavar suas manchas, a fim de que ele recupere a pureza original de quando foi criado, ganhe novo brilho e cumpra sua missão de estrela, conduzindo a humanidade no seu itinerário pascal. Essa é a nossa grande vocação cristã: SALVAR O MUNDO!
Pense nisso, e por meio da sua vocação cristã ajude a construir um mundo melhor por sua fé.

 Padre Hércules

Nenhum comentário:

Postar um comentário