sábado, 21 de setembro de 2013

Imagem da Padroeira de Honduras é entronizada nos Jardins Vaticanos


Nesta sexta-feira, 20, aconteceu a cerimônia de entronização da imagem de Nossa Senhora de Suyapa, Padroeira de Honduras, nos Jardins Vaticanos da Santa Sé. O ato foi presidido pelo Cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa e membro da Congregação para o Clero e de vários Conselhos Pontifícios, e contou com a presença do presidente de Honduras, Porfirio Lobo e sua esposa, Rosa Elena de Lobo. A iniciativa surgiu durante uma visita do casal presidencial à Santa Sé, quando puderam observar uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe nos jardins do Vaticano e sentiram o desejo de que a Virgem de Suyapa, chamada afetuosamente pelo povo hondurenho de "La Morenita" também fosse entronizada no local. A réplica foi encomendada ao artista Jesus Zelaya, que "colocou toda a sua dedicação, amor, talento e empenho no momento de elaborar a réplica da Virgem de Suyapa, para que se tornasse imponente nos jardins vaticanos". A imagem foi feita inteiramente de bronze, e seu tamanho exato é de um metro e cinco centímetros, com um peso de 400 quilos.
Ao obter a aprovação de Sua Santidade Bento XVI, a obra foi elaborada durante um ano e meio e foi exposta para a veneração dos fiéis na Catedral de Tegucigalpa no mês de agosto.
A Virgem de Suyapa foi encontrada há 266 anos por dois lavradores na montanha o Piligüín, quando ao terem que passar a noite ao ar livre um objeto misterioso incomodava um deles. Pensando que era uma pedra, levou-o e atirou-o para longe, mas, inexplicavelmente, o objeto voltou para o mesmo lugar. O homem, Alejandro Colindres, o guardou e descobriu na manhã seguinte, que se tratava de uma pequena imagem da Santíssima Virgem esculpida em madeira, com apenas seis centímetros e meio de altura.
Os sucessivos milagres atribuídos a esta invocação e o aumento da devoção popular motivaram a construção de uma primeira capela, em 1780, que cresceu gradualmente até se tornar um Santuário de grandes proporções. Nossa Senhora de Suyapa foi declarada Padroeira de Honduras em 1925 pelo Papa Pio XII. Sua festa é celebrada no dia 3 de fevereiro.
Fonte: DT

Nenhum comentário:

Postar um comentário