domingo, 17 de novembro de 2013

Dia Mundial de Oração e Ação pelas Crianças pede a redução da violência

‘Promover o bem-estar de crianças por meio da oração e da ação para reduzir a violência em todo o mundo’. Este é o principal objetivo do Dia Mundial de Oração e Ação pelas Crianças, comemorado no dia 20 de novembro.
A data marca também o Dia Universal da Criança, que foi instituída pelas Nações Unidas em 1954, e o aniversário da adoção da Convenção da ONU sobre os Direitos da Infância e da Adolescência (CRC), de 1989.
Desde 2009, o dia 20 de novembro é a ocasião onde organizações seculares e religiosas se reúnem para acabar com a violência contra as crianças. A inciativa é promovida pela Rede Global das Religiões pela Infância (GNRC) com o apoio de Arigatou International.
De acordo com Kul Chandra Gautam, Presidente do Secretariado Mundial do Dia de Oração e Ação pela Criança, ‘não há nenhum imperativo moral tão urgente para acabar todas as formas de violência e criar um mundo mais igualitário para as crianças’.
Embora suas atividades sejam destaque em novembro, o Dia Mundial tem crescido e realizado ações durante todo o ano, tecendo os esforços de organizações religiosas e não governamentais com os de governos ao redor do mundo.
O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em nível mundial e no Brasil, em particular, tem uma longa história de trabalho com comunidades religiosas de todos os segmentos e crenças e com tradições indígenas em uma ampla gama de questões que afetam as crianças e os adolescentes.
Em todo o país estão sendo programadas atividades para a semana do dia 20 de novembro, para marcar o Dia de Oração e Ação pela Criança e convidar as comunidades a refletirem sobre a situação da criança.

Essas atividades são organizadas por diversas igrejas, pastorais, entidades religiosas, da sociedade civil e do poder público. No Brasil, a Pastoral da Criança é uma das apoiadoras da iniciativa.
Fonte: A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário