sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Documentário "Rio de Fé" é tema de debate na PUC-Rio na segunda-feira

Exaltando a cultura do encontro e a vitória da fé, o documentário “Rio de Fé – um encontro com Papa Francisco” apresenta a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) com uma proposta interativa e jovem. Na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, será exibido o filme seguido por um debate com a presença do diretor Cacá Diegues e convidados a partir das 16h30. O DVD do filme, produto oficial da Jornada, será lançado no dia 6 de dezembro, com vendas em todas as lojas do país.

O evento acontecerá na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), no auditório B8 (cobertura). A entrada é livre, mas está sujeita a lotação. O debate será em parceria com o grupo da Juventude Interreligiosa do Rio de Janeiro (JIRJ) e ocorrerá durante o Seminário "De velas a lâmpadas, o significado das luzes nas diversas religiões", organizado por Diane Kuperman, da Associação Religiosa Israelita do Rio (ARI).

A mesa será composta por Padre Ramon Nascimento, Rabino Nilton Bonder, Babalawo Ivanir dos Santos, antropóloga Ana Paula Miranda e o cineasta Cacá Diegues.

Cultura do encontro

A película de 85 minutos de duração tem a direção de Cacá Diegues, da produtora Luz Mágica, e distribuição da H2O Films. O filme cumpre sua proposta de provocar o diálogo ao trazer as várias vozes da sociedade acerca da experiência de fé. “Filmamos o que vimos acontecer, ouvimos as pessoas que fizeram acontecer. Nossa grande adesão e entusiasmo foi pela vitória da fé, do amor e da delicadeza durante a Jornada. E pelas palavras do Papa Francisco”, destacou o diretor.

Durante o filme, mostra-se a cultura do encontro pregada pelo Papa Francisco, através de cinco olhares: a da Igreja, do peregrino, da cidade, da favela e da tolerância religiosa. Entre os depoimentos, há um amplo ‘leque’ de pontos de vista, incluindo um membro da Opus Dei, um ateu e o teólogo Leonardo Boff.

Há também testemunhos de jovens participantes, como o de Priscila, moradora da Maré, voluntária da JMJ, que esteve perto do Papa durante os dias da Jornada. Pode-se acompanhar ainda a história de dois peregrinos que vieram a pé para o evento: o argentino Albert e o cearense Fábio Mateus. O testemunho do jogador de vôlei Riad Ribeiro é outro destaque do documentário. Ele reformou a sua casa para acomodar peregrinos de diferentes lugares, e conta sua experiência.

O documentário mostra também a experiência que peregrinos tiveram de conhecer outras religiões e visitar um centro de umbanda e candomblé durante a Jornada. O objetivo é mostrar que a crença é uma opção individual, mas que o encontro e o diálogo entre as pessoas que professam diversos credos são necessários para o mundo viver em paz. Outro momento registrado: o encontro de muçulmanos, católicos e judeus em um evento realizado na PUC-Rio. Juntos levantaram temas a respeito da fé do ser humano.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário