segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Salmo do Advento

Salmo 23 (24)

Estamos entrando no Advento, tempo de esperar algo ou alguém muito importante. Para a Igreja é o tempo litúrgico que precede o NATAL do Filho de Deus feito homem. O Advento marca também o início do Ano Litúrgico, o Ano da Igreja.

Jesus, o Verbo encarnado vem para cumprir a vontade do Pai e salvar todos aqueles que o aceitam e o seguem. Para a nossa meditação podemos ligar o tempo do Advento aos séculos que o Povo de Deus, formado em Abraão, esperou o Messias, o Salvador prometido por Deus logo após a queda de Eva e Adão.

Podemos também ligar o Advento aos meses de gestação do Verbo divino no seio de Maria, que no recolhimento, na alegria e na oração esperava o nascimento de Jesus Salvador, encarnado no seu ventre por obra do Espírito Santo.

É com este mesmo espírito de recolhimento e oração que devemos, com alegria, nos preparar para a grande festa do NATAL do Senhor Jesus.

E o Salmo 23 nos oferece palavras divinas maravilhosas para repetirmos cada dia do Advento, pedindo a graça de abrir as portas e portões do nosso ser para receber plenamente Jesus Cristo em nossa vida.

Após falar da grandeza e poder daquele que esperamos (vv. 1 e 2), ele nos ensina o que devemos fazer para receber e ficar com Jesus (3 a 6). É vivendo desse modo que podemos nos preparar bem para vivermos o NATAL.

O Apocalipse nos ensina que maior que o nosso desejo de receber Jesus, e o desejo dele de vir até nós: “Eis que eu estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei em sua casa e tomaremos juntos a refeição” (Ap 3, 20). Ele está batendo na nossa porta e querendo que nós a abramos totalmente para recebê-lo.

Jesus deseja um encontro íntimo com cada pessoa “porque ele nos amou primeiro” (1Jo 4, 19). É deste encontro íntimo, sincero e verdadeiro que brota e vinga a nossa conversão e salvação.

Abramos nosso coração ao grande e glorioso Rei. Como celebramos no final do Ano Eclesiástico, Jesus Cristo “é o Senhor e Rei do Universo. Ele é o único Rei da Glória!” (8 a 10). Amém! Aleluia!

Dom José Maria Maimone
Bispo emérito de Umuarama (PR)
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário