segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Homenagem a Dom Orani atinge mais de 5 milhões de pessoas pela internet

Um grupo de articulação entre administradores de páginas católicas no Facebook lançou uma campanha nos últimos dias para homenagear o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, pela sua nova missão como cardeal da Igreja. Mais de cinco milhões de pessoas são atingidas diretamente pelas páginas que aderiram à campanha, como a Nossa Senhora, Cuida de Mim, com 1,4 milhão de “curtições”, e a da Arquidiocese de São Paulo (foto).

Pelo menos 30 páginas modificaram a sua capa da rede social com um dos dois modelos de banner criados pelo grupo e disponibilizados aos internautas. No espaço, os articuladores também motivavam os seguidores a compartilhar a mensagem e a demonstrar, em seus próprios perfis, a alegria pela criação cardinalícia de Dom Orani. Somadas, as publicações podem atingir uma média de 20 milhões de visualizações por semana.

Carinho dos fiéis - O novo cardeal da Igreja Católica também foi cumprimentado pessoalmente no Vaticano, tanto no sábado (22), quando foi criado pelo Papa Francisco, quanto no domingo (23), após a missa de apresentação dos novos cardeais. Ontem, Dom Orani fez questão de passar pela nave central da Basílica Vaticana cumprimentando e abençoando todos os fiéis presentes, antes de começar a celebração.

“Não represento só a mim mesmo, mas todo o Brasil”, disse Dom Orani.

No sábado, após a celebração que criou 19 cardeais, os fiéis lotaram a Praça de São Pedro para realizar o ato conhecido como “Beija Mão”, que acontece tradicionalmente em todos os Consistórios Ordinários Públicos para a criação de novos cardeais. É a oportunidade de todos os participantes se dirigirem aos purpurados, para expressar seu afeto e apresentar suas orações.

“Não represento só a mim mesmo, mas todo o Brasil”, disse o cardeal recém-criado, em entrevista à Rádio Vaticano.

“Quando foi anunciado [Consistório], eu senti no Rio de Janeiro e no Brasil também que, de certa forma, todo mundo se sentiu nomeado junto comigo. Então eu trago o sentimento de quem não representa só a si mesmo, não só o Rio de Janeiro, mas muita gente no Brasil. Trago comigo muita gente que se sentiu agraciado com esse título e, é claro, alguém tem que representar este povo todo e coube a mim. Depois, uma grande responsabilidade, para a qual eu peço a Deus que me dê a capacidade de poder servir à Igreja e ao mundo, evidentemente a Igreja com sua responsabilidade mundial, para que possamos levar para frente esta grande missão”, refletiu o cardeal.

Fonte: A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário