terça-feira, 18 de março de 2014

Como Fazer um coletor de Água de Chuva

Se quiser economizar água e ter um jardim mais saudável, colete água de chuva. Usar um barril é uma boa maneira de coletar água da chuva que corre pela sua casa, para que possa usá-la depois. A água de chuva não é recomendada para cozinhar nem para beber, mas pode ser usada para regar as plantas ou lavar o carro. O princípio básico é instalar um barril logo abaixo de um dos canos da casa por onde passa a água da chuva e usar uma torneira para retirar a água de lá quando quiser. O barril pode ser instalado usando produtos simples adquiridos em uma loja de material de construção ou afins. O tempo e o dinheiro gastos na instalação do barril compensam pela economia de água.

Método 1 de 5: Planejamento e Preparação
1-Instale o coletor no lugar certo. Encontrar o melhor lugar é mais complicado do que parece.
Normalmente se coloca o barril embaixo de um dos canos por onde passa a água da chuva, mas é necessário fazer de maneira que a água que transbordar do barril seja drenada corretamente para não inundar nem o jardim nem a casa.
Um barril cheio pode pesar mais de 200 quilos. Por isso, é necessário instalar o coletor em um local que aguente esse peso.
2-Defina o tamanho do barril. O tamanho do coletor dependerá do tamanho da casa, mas o padrão é de mais ou menos 200 litros.
3- Escolha o material correto. Pode-se usar plástico, borracha ou até mesmo madeira ou metal. O barril de madeira dará ao lugar um visual mais rústico, mas a borracha e o plástico são mais práticos. Seja qual for o material que escolher, ele precisa ser vedado e tratado para segurar água por muito tempo sem vazar, enferrujar, apodrecer ou soltar substâncias químicas na água.
4- Limpe a parte de dentro do barril. Quando o baril é novo, a limpeza é fácil mas precisa ser eficiente.
5- Saiba o que esperar. O coletor de chuva é formado por um barril com um furo em cima para receber a água da chuva que desce pelo cano, um cesto de filtragem para impedir a passagem de detritos, mosquitos e afins, uma torneira perto do fundo do recipiente para conectar uma mangueira ou encher baldes e um método para controlar o transbordamento da água, se necessário.
Método 2 de 5: Faça o Furo de Entrada da Água


1-Use uma serra tico-tico para fazer um buraco na parte superior do barril. O buraco deve ser suficientemente largo para receber o cano que conduz a água da chuva. Faça um círculo de aproximadamente 10 ou 15cm ou mais, dependendo do tamanho do cesto coletor.
Se a parte superior do barril for mais fina, use um estilete ou algo do gênero.
2-Instale um cesto coletor ou uma tela. O cesto é importante para impedir que a água entre suja no barril, com folhas, gravetos e outros resíduos, incluindo insetos, animais e coisas do gênero.
Para evitar que isso aconteça pode-se colocar uma tela em cima da abertura ou cobrir a parte superior toda do barril, depois colocar a tampa por cima. Não use tela de metal que enferruje e nem outras telas com as treliças largas a ponto de deixar passar mosquitos e resíduos menores.
Pode-se instalar também um cesto coletor especial na entrada. O cesto coletor não entope com tanta facilidade e pode ser removido para manutenção e retirada dos resíduos coletados
.saiba como fazer através do link: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-coletor-de-%C3%81gua-de-Chuva

Fonte: Wikihow

Nenhum comentário:

Postar um comentário