terça-feira, 18 de março de 2014

Especial Copa 2014- sede Belo Horizonte

Belo Horizonte é a cidade do encontro e é conhecida e amada por sua generosa hospitalidade, paixão pelo futebol, rica cultura e pelas curvas da arquitetura modernista brasileira no cenário das montanhas de Minas.

Um dos seus cartões-postais mais conhecidos é a Igreja de São Francisco de Assis, considerada a obra-prima do conjunto da Pampulha, ao qual se integra o Mineirão, um dos ícones do futebol brasileiro.
No pôster, as imagens que decoram o exterior da Igreja ganham vida e se unem em sobreposições formando os pentágonos da bola. É o encontro da natureza e das artes para celebrar e dar as boas-vindas aos atletas e amantes do futebol de todo o mundo.

Belo Horizonte

Durante a Inconfidência Mineira, no século XVIII, o estado de Minas Gerais já alimentava a ideia de instalar uma nova capital para substituir Ouro Preto. Depois da independência do Brasil em 1822 e da proclamação da república em 1889, o terreno já estava pronto para que uma nova capital fosse escolhida. Entre as várias concorrentes, a pequena vila de Curral Del Rei obteve o direito de ser chamada de Cidade de Minas, oficialmente inaugurada em 1897 e cujo nome foi alterado em 1906 para Belo Horizonte.

O engenheiro Aarão Reis, um admirador de Paris e Washington, foi o responsável pela elaboração do plano de urbanização da nova capital do estado. Entretanto, o projeto não previa o rápido desenvolvimento que Belo Horizonte sofreria após um período de estagnação nas primeiras décadas do século XX. Rapidamente, a cidade expandiu-se além dos limites originais, e novos bairros precisaram ser planejados e desenvolvidos — o mais conhecido deles sendo a Pampulha, uma região de largas avenidas e diversas praças e parques projetados na década de 1940 pelo principal arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer.

Atualmente, Belo Horizonte — ou "Beagá", como é conhecida por todos — é o sexto município mais populoso do Brasil, com pouco mais de 2,4 milhões de habitantes, enquanto a área metropolitana, que engloba um total de 34 cidades, ocupa a terceira posição no país, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.

Da beleza das áreas verdes ao cuidadoso planejamento urbano, do amplo conjunto de atividades culturais às maravilhas naturais da Serra do Curral, Belo Horizonte possui inúmeras razões para ser constantemente apontada como umas das metrópoles latino-americanas com melhor qualidade de vida.

Futebol
A questão principal quando alguém encontra um belo-horizontino é quase sempre a mesma: Galo ou Raposa? A cidade é apaixonada por futebol e vive sob uma atmosfera constante de rivalidade entre dois dos mais competitivos times do futebol brasileiro, o Clube Atlético Mineiro, cujo mascote é um galo, e o Cruzeiro Esporte Clube, representado por uma raposa. O América Futebol Clube, conhecido como o Coelho, também teve momentos de glória no passado.

O Atlético Mineiro foi o campeão da primeira edição do Campeonato Brasileiro, em 1971, e já contou com jogadores do talento de Reinaldo, Toninho Cerezo e Éder, entre outros. Por outro lado, a coleção de títulos do Cruzeiro abrange o Brasileiro de 2003, quatro Copas do Brasil e duas Libertadores (1976 e 1997). A Raposa foi a equipe que revelou nomes como Tostão e Ronaldo "Fenômeno".

O palco principal dos duelos entre Atlético e Cruzeiro e dos grandes jogos realizados em Minas Gerais é o Estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido como Mineirão. O estádio já recebeu mais de 100 mil torcedores e é considerado um dos melhores e mais carismáticos campos de futebol do Brasil. Com a Copa do Mundo da FIFA, o estádio ganhou em conforto e passou a ter a capacidade de 57.483 torcedores.


Estádio Mineirão
Um dos templos do futebol brasileiro, casa dos multicampeões nacionais Atlético Mineiro e Cruzeiro, a arena, com capacidade para 57.483 espectadores, está completamente reformada para receber seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, incluindo um confronto de semifinal.

O projeto de modernização incluiu o rebaixamento do campo, melhoria em sua acessibilidade e outros quesitos, sempre guiados por princípios de sustentabilidade - levando em conta, por exemplo, a reutilização da água de chuva com uma capacidade de armazenamento de até 6.270.000 litros.

Localizado no bairro da Pampulha e inaugurado em 5 de dezembro de 1965, o estádio pertence aogoverno estadual de Minas Gerais, com o nome oficial de Estádio Governador Magalhães Pinto. Mas o certo é que é por "Mineirão" que os torcedores vão perguntar durante o torneio.

A atmosfera e a empolgação no estádio em dias de jogo do "Galo" e da "Raposa" são contagiantes, assim como quando a Seleção entra em campo, inclusive em duas edições recentes do superclássico Brasil x Argentina (em 2004 e 2008, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA™). Grandes atacantes como Ronaldo, Tostão, Reinaldo e Dario já tiveram o estádio como sua vitrine.
Fonte: FIFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário