quarta-feira, 7 de maio de 2014

Dom do Conselho torna-nos capazes de fazer a escolha certa: Papa na Audiência geral

Rádio Vaticano

Prosseguindo o ciclo de catequeses que vem dedicando aos dons do Espírito Santo, na audiência-geral das quarta-feiras, Papa Francisco abordou hoje o dom do conselho. Estas as palavras com que foi resumido em português o conteúdo da catequese desenvolvida em italiano:
Entre os sete dons do Espírito Santo, aquele que nos torna capazes de fazer a escolha certa no nosso dia-a-dia, seguindo a lógica de Jesus e do seu Evangelho, é o dom do conselho. Trata-se da ação do Espírito Santo que nos torna sensíveis à sua voz e orienta os nossos pensamentos, fazendo-nos assim crescer na virtude da prudência. Para isso, é essencial na nossa vida a oração, pois ela nos torna dóceis a esta voz, fazendo com que deixemos de lado a nossa lógica pessoal, cheia de limitações, permitindo que mature em nós uma sintonia profunda com o Espírito. Por outro lado, às vezes, podemos escutar a voz do Senhor que nos fala através dos nossos irmãos: é um grande dom poder contar com homens e mulheres que nos ajudam a reconhecer a vontade de Deus na nossa vida! De fato, é justamente isto o que deve acontecer numa comunidade cristã: devemos nos apoiar mutuamente na fé, iluminando-nos um ao outro no Espírito Santo."

O Santo Padre reservou uma saudação especial aos peregrinos de língua portuguesa:
Saúdo com carinho todos os peregrinos de língua portuguesa, particularmente os fiéis de Leria-Fátima e os diversos grupos do Brasil. Queridos amigos, peçamos ao Senhor o dom do conselho, para que, nas diversas circunstâncias da vida, saibamos encontrar o modo certo de falar e de nos comportarmos, de tal modo que o nosso testemunho favoreça a difusão do Evangelho. Que Deus vos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário