quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Dom Roberto fala sobre O "Flash Movíe" dos Bispos na JMJ 2013


                                            Youtube: Paroquia Sao Joaquim
Uma das gravações em imagem mais acessados da JMJ 2013 foi o chamado "Flash Movíe" dos bispos, uma coreografia improvisada e espontânea realizada para saudar o Papa. Foi uma alegre surpresa para muitos ver incorporada a dança como uma forma de louvar e expressar a fé. Não se trata de um novo tipo de marketing, para agradar a torcida, mas descobrir que a dança na Igreja e nas celebrações não pode ser uma língua morta. A inculturação da liturgia bem compreendida e respeitosa da normativa ritual, passa também por incorporar a gestualidade e a expressão corporal. É outros dos ganhos da JMJ, salientar que os jovens precisam cultuar a Deus do seu jeito, com a sua linguagem, com o sua sensibilidade, com o ritmo do seu coração.
Raramente lembramos que a dança na Bíblia era um modo de expressar o louvor e de cantar a libertação, São Gregório de Nazianzo, Bispo de Constantinopla, escreveu: " Que possamos fugir de todas as formas de cadeias do Diabo, pela realização de danças triunfante” ou o Salmo 87,7 ; " Dirão todos os que cantam como os que dançam: todas as minhas fontes estão em ti".
A dança de roda em muitas Igrejas cristãs era altamente transformadora trazendo os valores da paz cristã, da não violência ou firmeza da verdade e a compaixão para com todas as criaturas. Em boa hora aprendemos com os jovens a desmecanizar e a dançar a vida, a celebrar a esperança, a testemunhar a alegria exultante da liberdade dos filhos de Deus e cidadãos do Reino.
Por outro lado, a dança nos integra a criação de Deus como afirma o profeta Isaias 55,1: "Saireis com alegria e em paz sereis guiados, os montes e outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas". Que o Senhor da dança e da alegria, nos permita sempre reinventar a vida, criar na esperança, e libertar-nos de toda tristeza e mau humor, que não condiz com a nossa condição de restaurados e libertos em Cristo.Deus seja louvado!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário