terça-feira, 23 de outubro de 2012

Próximo dia 31 será o lançamento oficial do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação

mult144803_2
O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) será lançado oficialmente no próximo dia 31 de outubro. O lançamento acontece no auditório do Laboratório de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal. Pela manhã, uma programação será desenvolvida.
Haverá ainda uma palestra sobre o tema central do Muticom, que é "Comunicação e participação cidadã: meios e processos", ministrada pelo padre Ermanno Allegri, da Agência de Notícias Adital, de Fortaleza (CE). Durante as atividades, será apresentada a programação completa para os cinco dias do Muticom. Neste mesmo dia, a Rádio Rural de Natal (AM 1090), levará ao ar, das 14h às 15h, um programa especial sobre o Muticom, que também vai ser veiculado em cadeia com outras emissoras de rádio, espalhadas por vários estados do Brasil.
O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação será realizado no período de 27 de outubro a 1º de novembro de 2013, na UFRN, em Natal (RN). O evento é uma organização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Signis Brasil, arquidiocese de Natal, dentre outras instituições, além de ser um projeto de extensão da UFRN.
Histórico
O Mutirão Brasileiro de Comunicação surgiu em continuidade aos Congressos Brasileiros de Comunicação Social, promovidos pela União Cristã Brasileira de Comunicação (UCBC), que tiveram início entre os anos de 1970 e final da década de 1990. Ao todo, já foram realizados sete mutirões, e, em Natal (RN), o evento chega a sua 8ª edição.
A proposta do Muticom é reunir comunicadores, profissionais, pesquisadores, professores, agentes de pastoral, bem como, comunicadores populares, para debaterem e refletirem, conjuntamente, sobre a democratização e as políticas de comunicação social existentes na atualidade, através de temas variados.
Cada Mutirão trabalha com um tema motivador, por meio de Palestras e de Painéis que desdobram o tema central, buscando refletir e aprofundar aspectos teóricos e práticos da comunicação. Além disso, o evento conta com a realização de Grupos de Trabalho (GT’S), que promovem a troca de experiências no âmbito da comunicação. Através desta programação, os Mutirões propõem um espaço de construção coletiva, que pretende inovar as práticas e sinalizar o pensamento da comunicação no ambiente social.
Padre Ermanno Allegri
O padre Ermanno Allegri é italiano, naturalizado brasileiro. Há 34 anos vive no país, onde foi coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Atualmente, é diretor executivo da Agência de Informação Frei Tito para América Latina (Adital), que tem sede em Fortaleza (CE). A Adital é uma agência de notícias que, segundo o diretor, nasceu para levar a agenda social latino-americana e caribenha à mídia internacional. O endereço da Agência, na internet, é www.adital.com.br
Fonte:CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário