2013-04-30 Rádio Vaticana
Rio de Janeiro (RV) - O Centro de Atendimento ao Trabalhador (CEAT), que há mais de dez anos promove a inserção e reinserção de cidadãos brasileiros no mercado de trabalho, realiza até amanhã, 1º de maio, na sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a primeira edição da Agenda Social do Trabalho.
Promovido pelo CEAT e pela Arquidiocese do Rio, o evento foi aberto na segunda-feira, 29 de abril, pelo Arcebispo Dom Orani João Tempesta, e pelo Arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, fundador do CEAT. No mesmo local, Dom Orani preside no dia 1º de maio, às 9h, Festa de São José Operário, a Missa do Trabalhador.
Na cerimônia de abertura, foi assinado um termo de compromisso entre o CEAT e o Sindicato Nacional dos Aposentados (SINDNAPI), para a criação de um novo Centro de Atendimento ao Trabalhador Idoso, que inicialmente terá um núcleo em São Paulo e, em breve, também no Rio de Janeiro.
"Nosso objetivo é abrir em todo o Brasil unidades do Centro de Atendimento ao
Trabalhador Idoso, de forma que possamos auxiliar os idosos que querem voltarpara o mercado de trabalho. O CEAT, nessa parceria com o Sindicato Nacional dos Aposentados, vai viabilizar a volta ao mercado de trabalho desse trabalhador idoso que já é aposentado, explicou o Diretor de Relações Institucionais do CEAT, Pe. Lício de Araújo Vale.
O encontro pretende criar uma agenda de enfrentamento das questões sociais do trabalho. Segundo o Diretor operacional do CEAT no Rio e em São Paulo, Alessandro Melo, o evento busca dar novamente significado ao Dia do Trabalho e debater, entre outros temas, o papel da mão de obra e a questão do excedente das vagas.
Segundo Alessandro, desde a criação da organização, em 2002, foram identificadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca 750 mil vagas de emprego disponíveis no mercado de trabalho. Destas, aproximadamente 190 mil foram preenchidas com o apoio do CEAT. Sobraram mais de 500 mil, que não foram ocupadas devido a alguma precariedade na formação e/ou na capacitação dos trabalhadores.
O CEAT é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que
busca a reinserção dos cidadãos no mercado de trabalho. É conveniada ao Governo Federal e conta com o apoio financeiro do Ministério do Trabalhoe Emprego (MTE), através do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A participação na Agenda Social é aberta a todos, gratuita e pode ser feita na hora.
"Creio que a Arquidiocese do Rio está inovando na questão das comemorações do Dia do Trabalho, trazendo para a nossa sede esse primeiro grande encontro de reflexão sobre o trabalho, com pessoas de todo o Brasil e também de todo o mundo para discutir a questão da qualificação do trabalho e essa realidade do trabalho, pois sabemos que tudo isso terá consequências importantes na vida do trabalhador", afirmou Dom Orani.
No Rio, o CEAT está presente com três unidades: na Igreja Nossa Senhora da
Conceição, em Santa Cruz, no Santuário Nossa Senhora da Penha, no bairro da Penha, e na Catedral Metropolitana, localizada no Centro. Mais informações através do site: www.ceatbrasil.org.br.
Painéis intitulados “Projetos & Inovações” estão sendo apresentados nos intervalos por grupos convidados. A partir destas atividades será gerada uma agenda social do trabalho, de caráter dinâmico e permanente, com medidas a serem incorporadas nas atividades do CEAT para o atendimento pleno ao cidadão que deseja se inserir no mercado de trabalho. E serão produzidos materiais de apoio e de divulgação, tais como: livros, artigos e vídeos.
O Ministro do Trabalho, Manoel Dias, a ex-ministra do Meio Ambiente, MarinaSilva, o diretor do Departamento de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho
e Emprego (MTE), Rodolfo Torelly, o ministro-chefe da Secretaria Geral da República, Gilberto Carvalho, o economista e fundador da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, o coordenador geral da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), monsenhor Joel Portella, e o secretário nacional de Economia Solidária do MTE, Paul Singer, são alguns dos conferencistas do evento.
Além disso, grupos convidados, como: Nós do Morro, Banco da Providência e a Central Única das Favelas (CUFA) também participarão dos painéis intitulados: "Projetos & Inovações". (MJ/Arquidiocese do Rio de Janeiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário