quarta-feira, 24 de abril de 2013

No domingo, Papa Francisco administrará Sacramento da Confimação a 44 jovens

2013-04-24 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – No próximo domingo o Papa Francisco vai administrar o Sacramento da Confirmação a 44 jovens provenientes de diversos países, representando, simbolicamente, a presença da Igreja espalhada nos cinco continentes. Foi o que anunciou o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Rino Fisichella, na Sala de Imprensa da Santa Sé, durante a apresentação da Jornada dos Crismandos e Crismados a ser realizada em 27 e 28 de abril. (A Rádio Vaticano vai transmitir a Missa com comentários em português, a partir das 9h50min, horário italiano e 4h50min, horário do Brasil).
São esperados ao menos 70 mil jovens acompanhados de seus catequistas e sacerdotes. “Uma presença – explicou Dom Fisichella – que evidencia o entusiasmo com o qual aderiram a esta iniciativa e a grande participação que devemos esperar”. “O Ano da Fé – acrescentou – entra em seu pleno desenvolvimento através alguns eventos particulares que pretendem expressar diversas realidades ligadas ao sinal da fé e do testemunho no mundo”.
Dom Fisichella explicou que “não existe uma uniformidade na idade dos que vão receber o sacramento. Os mais jovens tem 11 anos e vem da Romênia e da Itália e o mais velho, de 55 anos, vem de Cabo Verde”. “Nós teremos jovens – prossegue Dom Fisichella – que vem de zonas onde os cristãos vivem em situações difíceis e onde as populações ainda vivem sob a guerra ou em situação de calamidade. Em cada caso, estarão aqui jovens que mostram a face da Igreja presente lá onde o homem vive e sofre, para dar a alguns a esperança e a certeza do futuro”.
“Não esquecemos – precisou Dom Fisichella - a presença de um deficiente para representar àqueles que são privilegiados aos olhos da Igreja e merecem a sua total atenção, também em receber os sacramentos”.
Após a celebração com Papa Francisco, os jovens com as suas famílias terão um momento de partilha para festejar. “O Papa, para fazê-los recordar deste momento, lhes dará um pequena mas significativa recordação do dia da Crisma”, ainda mantida em segredo.
Após o almoço oferecido aos crismandos, os jovens deverão lotar a Sala Paulo VI para um momento de festa e de partilha, com alguns testemunhos: Paolo, que falará de sua experiência na China; Malia que contará a conversão do seu pai pelas insistentes orações e a da catequista Adriana Trujilo, de Bogotá. Não existe confirmação se o Papa Francisco participará ou não deste momento.
Brasil, Argentina, Colômbia, Congo, Nigéria, Madagascar, Líbano, Sri Lanka, Filipinas, USA, Bielorússia, França, Alemanha e Irlanda são alguns dos países representados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário