segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Vigília do Setor Juventude na Arquidiocese de Niterói reúne mil jovens

Mil jovens participaram da vigília que marcou o início dos trabalhos do Setor Juventude na Arquidiocese de Niterói, no Rio de Janeiro. O evento aconteceu na Paróquia de São Judas Tadeu, no dia 21 de fevereiro e contou com Santa Missa, confissão e adoração durante toda a madrugada. “A vigília foi um marco na nossa Arquidiocese e eu fiquei muito feliz em ver a Igreja repleta de jovens. Foi um momento especial de entregarmos nossas vidas e de confiar a Deus a evangelização da juventude”, disse o padre André Luís Bastos Siqueira, assessor arquidiocesano do Setor Juventude.
A vigília começou às 22h, com a Santa Missa, presidida pelo padre Carmine Pascale, vigário geral da Arquidiocese de Niterói, e concelebrada por dez sacerdotes. Durante a celebração, os coordenadores paroquiais, vicariais e arquidiocesanos do Setor Juventude – totalizando quase 200 jovens – tomaram posse. Eles serão responsáveis pelo trabalho juvenil pelos próximos dois anos.

Na Homilia, padre Carmine destacou a importância de os jovens serem o rosto de Cristo no mundo e de evangelizarem outras pessoas.
“A nossa fé precisa ser expressada com a nossa vida. Não pode ficar escondida. Quem olhar para nós tem que sentir a diferença e tem que se sentir bem, porque estar com um cristão tem que ser bom. Somos o rosto de Cristo no mundo. Nem sempre isso é fácil, mas Nosso Senhor não prometeu que seria fácil, pelo contrário, Ele disse para tomarmos a cruz”, declarou.

A adoração começou por volta das 1h, conduzida pelo padre Kiko, assessor do Setor Juventude no Vicariato Lagos. Logo depois, padre André deu uma palestra sobre o tema da vigília: “Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o Coração” (1 Sm 16, 7b). O sacerdote falou sobre a importância de confiar em Deus e não nas próprias forças, com a certeza de que Ele tudo pode realizar. Ele lembrou que o desafio é evangelizar os jovens que estão fora da Igreja. “Gostaria que olhássemos nossas fraquezas amparadas por Deus e sustentadas por Ele, porque esse será um olhar de fé. Evangelizar os jovens que estão fora da Igreja é o nosso desafio, mas Deus nos capacitou e nos envia. Não tem por que termos medo, porque somos enviados de Deus”, disse, citando a história de Davi e Golias.

Por volta das 4h, os novos coordenadores conduziram a adoração, que terminou às 6h. Cada vicariato colocou aos pés de Jesus Sacramentado os desafios na condução do Setor Juventude. O encerramento da vigília foi feito com um café da manhã partilhado, no terraço da paróquia.

Por: Beatriz Salomão/Jovens Conectados

Nenhum comentário:

Postar um comentário